quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Meses x Semanas, pra tentar entender essa conta

Estou entrando na 16ª semana, na próxima devo fazer mais um ultrassom, e, talvez ter a certeza de que é a Isadora que está a caminho. E falando em semana, achei uma tabela que tem me ajudado bastante, sobre as semanas correspondentes aos meses da gestação. 


Essa tabela é maravilhosa, ela mostra que de fato os nove meses da gravidez não são iguais aos do calendário. Os quinto e sexto mês, por exemplo, tem cinco semanas cada, enquanto os outros quatro semanas. As grávidas em geral sempre irão falar em qual semana estão, deixando quem nunca engravidou na dúvida, e a gente fala em semanas não só porque todas as semanas são importantes, e que em cada uma acontece uma coisa nova, mas a gente tenta facilitar também, eu explico:

Nesta semana estou encerrando o quarto mês, semana que vem eu posso dizer que estou no quinto, aí, a pessoa que pergunta geralmente faz o cálculo de quanto falta e vai me dizer "ah, então vai nascer em março!" mas não, a previsão é de que nasça no meio de abril, e aí vem a confusão. É que, quando eu falo estou no quinto mês, você entende cinco meses, que são coisas diferentes, concorda? Eu vou passar cinco semanas no quinto mês, e por isso quando a gente fala o mês parece que é "fechado", aí as datas não batem.
É, pra quem não é grávida pode ser realmente confuso, mas enfim, eu não sofro mais de dúvida depois dessa maravilhosa tabela amiga.

Então, se você estiver grávida aproveite para salvar e ter sempre por perto, ela vai ser útil por bastante tempo.

E ainda tem mais, uma gravidez pode ir até a 42ª semana sem oferecer riscos para mamãe e o bebê, ou seja, pode durar 9 meses e meio, por isso, definitivamente a gente não passa nove meses grávida, pode passar até mais, minha irmã ganhou o Pietro na 41ª, em um parto normal, lembro que ela nem respirava mais direito, ficava alisando a barrigona e dizia "filho, nasce logo, por favor, mamãe quer cuidar de você aqui fora" hahahaha, foram dias de muita espera, hoje ele já está com três anos, como o tempo passa rápido com eles do lado de fora...

E por aqui, vamos passando pelo segundo trimestre da gravidez felizes da vida, planejando a decoração, dando uma espiada no carrinho e no bebê conforto que já chegaram, e estão encaixotados, e começando a pensar no chá de fraldas, e com um monte de coisas ainda para fazer, coisa mais boa!!! 

Em tempo, quero agradecer a Karol, mamãe da Isabelle, que nasceu dia 2 de outubro. Foi no Facebook da Karol que achei a tabela, é meu dever compartilhar :)

4 comentários:

  1. aaaaa que lindo... ja tem carrinho.. bebe conforto... ja pode ser levado pra casa... uhhhuuullll... meu Deus... já passou tudo isso né. loucura... #tudolindo

    ResponderExcluir
  2. aaaaa que lindo... ja tem carrinho.. bebe conforto... ja pode ser levado pra casa... uhhhuuullll... meu Deus... já passou tudo isso né. loucura... #tudolindo

    ResponderExcluir
  3. Ahahahaha. Eu me divirto com teus textos. Lembrei da Dessa pedindo para o Pi nascer.....momento mto bom. Salvei a tabela para eu não me confundir mais, realmente é complicado calcular em semanas, mas faz bem mais sentido. Beijocas e bom findi para as lindas. Compartilhando a hashtag da Dinha: #tudolindo

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh q lindo.. Com a chegada do carrinho e bebe conforto é que começam as crises de ansiedade hehehe. Muito bom ficar admirando tudo. Essa tabela me ajudou muito, fica mais facil pra acompanhar a gestação. Bom Ana, te desejo o melhor do melhor durante esse período. Curte cada momento, cada movimento do teu bebezinho...passa rapido. Dia 1 completa 1 mes do nascimento da Isa e como passa rapido meu deus... Esperamos tua visitinha ou, um encontro hehe.. Beijaoooo

    ResponderExcluir