segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Felicidade não é medida na balança

Nunca fui magra, pelo menos nunca me senti, e ao contrário do que as pessoas podem imaginar isso nunca foi um problema. Lógico que não vale só o sentimento estético, o importante é ter saúde, mas tendo em vista a gravidez que estou tendo, com tudo correndo da melhor forma possível posso ter certeza de que não perdi tempo encarando dietas malucas em buscar de um manequim pequeno.

Muitas vezes já desejei comprar roupas que não me serviram, mas sempre achei alternativas. Acredito realmente que ter barriga, celulite, braços grossos e vestir 46 não impossibilitam minha capacidade de conquistar as coisas que sempre quis, e é só perguntar pros mais próximos, eu realmente consigo.

Cansei de ouvir "nossa, você tem um rosto lindo", isso realmente me chateou por um tempo. Quando fala isso a pessoa até está elogiando, mas ela deixa claro que sei rosto é bonito, você como um todo não. Ela ressalta que seu corpo não está de acordo, e isso, para algumas pessoas pode realmente ser muito mais forte do que se não ouvisse nada. Eu já passei da fase de me incomodar, tento entender que não é por maldade, as pessoas simplesmente falam sem pensar, mas caso seja uma dessas, da próxima vez diga para uma menina gordinha: Você é bonita, vai receber em troca um sorriso bem mais verdadeiro.

Mas e o que tudo isso tem a ver com a gravidez? Tudo! Em todos sites, blogs, livros e revistas que li até agora, sem exceção, os escritores tentam consolar as mães, dizendo que engordar faz parte do processo da gravidez bla bla bla. E se eles dizem isso é porque as grávidas, pelo menos algumas, realmente levam a sério a questão estética e o ganho de peso como um problema, mas minha querida, você está gerando uma nova vida, que cresce, se alimenta e exige espaço, seria, no mínimo estranho, não aumentar de volume com isso. Não consigo conceber a ideia de que uma mulher grávida realmente pense que está gorda. E devo pensar isso porque não sei o que é ser magra, só pode.



Lendo uma matéria da revista Crescer deste mês descobri que existe uma doença chamada pregorexia, um distúrbio alimentar que acomete algumas gestantes, geralmente as que tiveram bulimia ou anorexia antes de engravidar. Essas mulheres, que são doentes, fazem dietas e exercícios malucos, para não engordar. Realmente só pode ser doença, nada mais explica esse comportamento.

Para as mulheres que se preocupam com o corpo depois da gestação, que acreditam que as estrias e mudanças irão acabar com a vida social eu afirmo: Existe vida depois do manequim 42, podem acreditar!

Uma mulher que prefere não amamentar, com o medo dos seios caírem, nem merecia ter leite, sério mesmo, é muito egoísmo. São esses os casos em que nasce a criança, mas não nasce a mãe, e infelizmente acontece...

Acredito que nada é mais importante do que gerar um bebê saudável, alimentar e cuidar da criança da melhor forma possível, depois essas mulheres podem fazer as dietas que quiserem, os milhares de exercícios para secar a barriga em duas horas, mas faça isso com a certeza de que seu filho não vai precisar de uma mãe sarada, vai precisar de amor, cuidado e dedicação.

Se o problema é com o marido, meu bem, tenha certeza de que a minoria está preocupada com seus culotes. Eles nem sabem diferenciar uma estria de uma celulite. Eles estão acompanhando o crescimento do filho, tenho certeza que os pais de verdade não vão se importar se você levar alguns meses, mais do que um ano, pra voltar a ter o corpo dos sonhos, pode perguntar. 

Mulher é que cobra de mulher, que é cruel em avaliar o corpo da outra, sou a prova viva de que gordura não impede a felicidade, não bloqueia nada, só na sua cabeça. Então liberte-se. Nada mais chato do que ter alguém por perto contando calorias na hora de comer. E repito, uma coisa é ser saudável, outra é ser neurótica. Eu como três frutas por dia, tomo mais de dois litros de água, como legumes e salada, tenho realmente uma dieta equilibrada, prefiro suco natural a refrigerante e quase não como frituras, é verdade! E não é só por causa da gravidez, venho praticando esses novos hábitos há mais de um ano, o que me permitem comer chocolate, me jogar num de um fast food de vez em quando e não sofrer com aquele excesso num final de semana. 

Repito, o importante é saber que seu corpo vai bem, que está feliz, nada pode ser mais prazeroso do que se sentir feliz, e isso vale pra todo mundo.

4 comentários:

  1. Que texto tudo de bom. Com certeza esta leitura vai ajudar todas as mulheres, gestantes e não gestantes. Te amoo!!

    ResponderExcluir
  2. E eu, desejando engordar durante a gravidez... Fiquei arrasada ao saber que engordei só 13 kg hahahhaa..
    Amei o texo. O importante é ser feliz mesmo. Dei boas vindas as minhas estrias no seio que me acompanham desde a 13° semana de gestação. Ali estão elas, lindas, roxas e super aparentes. O motivo? MUITO leite que resultou num crescimento absurdo dos seios... Resultado? Sorriso no rosto, vou amamentar como sempre sonhei.
    Parabéns pelo blog e pelo pensamento..mamãe em 1° lugar. Estética é segundo plano

    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Eu sou suspeita em comentar,ahahah.Adorei teu texto.Cada dia me horgulho mais de vc,por ter essa atitude de se cuidar,tenho certeza de que pensando assim,tu vais criar um filho mais saudavel.Te amooo filhota.

    ResponderExcluir